Apresentação (minha e do blog)

Oi. Meu nome é Pedro e, como você já deve ter visto ali do lado (ou abaixo, no celular), tenho 20 anos e curso Estudos de Mídia na UFF (quando a universidade não está em greve porque o governo cortou a verba para educação). Confesso que entrei achando que sairia de lá “O” analista de mídias sociais (nome da profissão que vi em diversas revistas e jornais sobre empregos em ascensão quando fiz o vestibular). No entanto, lá dentro, percebi que a coisa era bem diferente e eu tinha (e tenho) diferentes mundos a seguir – inclusive dentro do contexto de mídias sociais. Não diria que optei pelo mundo “social media”, pois ainda sou fascinado pelas questões sociais e culturais que o curso me oferece para estudo e debate, mas sigo adiante tentando – até onde for possível – conciliar essas duas “vertentes” da minha vida profissional e acadêmica.

Retornando para o que importa, o blog, sinto a necessidade de explicar que não é uma ferramenta que eu aspiro em alguns anos (ou meses, afinal, tudo acontece tão rápido no universo online) que se torne popular no mercado, entre profissionais ou futuros profissionais. Como explica o subtítulo, é um “guia-diário” que eu criei como estímulo pessoal para estudar e (re)produzir aprendizados sobre marketing digital. Meu intuito aqui é utilizar das ferramentas públicas disponíveis online para qualquer um ler, pesquisar e aprender sobre social media, monitoramento, métricas, dados, redes, etc. Quando percebi que a faculdade não me agregaria isso, pesquisei e achei vários cursos sobre o assunto, mas dinheiro não nasce em árvore, né? Pesquisei mais um pouco e percebi que existia um acervo enorme para estudo que poderia – e deveria – ser utilizado para quem tem interesse na área. Sondei algumas coisas, organizei e disponibilizei tudo aqui para qualquer um que queira embarcar comigo nessa jornada.

Na página Cursos, listei alguns destes que encontrei na minha pesquisa e dividi entre aqueles indicados por amigos/conhecidos/profissionais da área e aqueles que não tive referência, mas acabei descobrindo na internet. Alguns cursos também interessantes são feitos por profissionais de importância no mercado, mas não tem tanta regularidade assim e por isso não listei na página – como o de Tarcízio Silva, recentemente na Cásper Líbero; ou o de Ian Black, no Plugcitários. Na páginas Sites, blogs e grupos, coloquei uma série de links de portais, blogs e grupos do Facebook que têm um conteúdo relevante e (a maioria) diário sobre questões de marketing digital – assim como na página anterior, tentei colocar uma breve descrição (baseado no que eu sei e conheço) sobre cada um deles. Na seção Para estudo, as páginas E-books, YouTube e Slideshares contam com material didático na forma de livros/guias em PDF, canais do YouTube com tutoriais e palestras sobre o assunto, além de uma lista com slides de vários profissionais (e, eventualmente, professores de cursos e workshops) com materiais que eles disponibilizam sobre cases, apresentações e etc. completamente de graça, para qualquer um conferir. Por fim, em Pesquisas: a profissão, coloquei estudos anuais interessantíssimos sobre o profissional, a formação e o mercado.

Não tenho dúvidas que existe ainda muito mais conteúdo para alimentar o blog, mas preciso traçar uma linha “final”, mesmo que temporária, para que eu possa dar início às atividades. Isso não impede, obviamente, que me indiquem novos cursos, sites, blogs, canais no YouTube, etc. que não inseri aqui a priori – aliás, gostaria muito que isso acontecesse! Mas, por ora, isso é tudo, pessoal. Fiz este post de introdução para falar um pouco sobre mim (o que vou continuar fazendo nas próximas publicações, mas só nas entrelinhas) e, principalmente, explicar o funcionamento e o intuito do blog. Pretendo escrever duas vezes na semana (talvez terça e quinta) sobre algum material que encontra-se aqui – para começar, vou ler alguns e-books do Scup (já dei uma olhada em alguns e achei que eles seriam fáceis, simples e didáticos para um bom começo) e, depois em diante, a gente vê para onde o barco vai. Por enquanto, o esquema é esse: leio/assisto/estudo um material, faço umas anotações e escrevo aqui sobre ele.

Tá bem? Então, tá bem… Tchaaau!

Anúncios

4 comentários sobre “Apresentação (minha e do blog)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s