Leituras da semana: inspirações e recomendações do trabalho com dados/métricas

A área de marketing digital muda a todo instante. Seja nos apresentando novos jogadores (olá, Periscope), seja nos mostrando que mesmo os gigantes morrem (R.I.P. Orkut, MySpace), ou mesmo nos mostrando que mudanças significativas podem alterar todo um comportamento num site de rede social (oi, Mark!). Por isso (e mais outros n motivos), é importante se manter a par de tudo que acontece de novidade nesse ambiente digital.

Eu já tinha, pelo menos desde junho, adotado essa prática (mesmo que timidamente), buscando seguir profissionais do mercado que divulgassem matérias, notícias e artigos importantes sobre o tema no Twitter (por isso a lista de quem seguir ali do lado). Depois de uma dica da ídola-mor, Mariana Oliveira, fui apresentado um app para celular que permite que você salve um link para ler depois, disponibilizando ainda a possibilidade de arquivar, etiquetar e favoritar o que foi lido. Como, diferente do Facebook, no Twitter eu consigo ler TUDO que foi dito pelas pessoas que eu sigo nas 24h do dia, com a ajuda do IFTT, agora basta eu clicar em “favoritar” tweet que o primeiro link é salvo direto no Pocket, onde eu leio e faço toda a categorização necessária após a leitura.

Juntando a + b, resolvi fazer essa “coluna” aqui no blog onde, semanalmente (provavelmente no domingo), vou reunir algumas leituras que fiz durante a semana sobre todo o conteúdo referente ao que falo aqui. Só chamo atenção para uma coisinha: não necessariamente os textos serão da semana referente ao post da data específica. Como já mencionei anteriormente, desde maio/junho que reúno no Twitter vários artigos/matérias sobre marketing digital que eu nunca cheguei a ler (por preguiça da desorganização), mas deixei salvo ali e, agora, com o Pocket, consegui organizar tudo e estou colocando (aos poucos) a leitura em dia. Para começar, estes foram alguns textos que li durante a semana e achei o conteúdo interessante para compartilhar aqui no blog:

Meça seus cursos de marketing digital, parça – Por Ailton Mesquita

Esse texto foi uma das inspirações por trás da criação deste blog. Fala bem resumidamente da importância de, antes de sair fazendo cursos às cegas, procurar e usufruir dos diversos materiais didáticos que estão disponíveis online para qualquer um que queira aproveitar deles.

Com o tempo você vai reconhecer facilmente os profissionais que estão realmente envolvidos com o processo, que criam cases e servem de modelo para o desenvolvimento da comunicação. Fuja dos materiais e palestras com títulos fantásticos do tipo “Transforme seu Facebook numa metralhadora de vendas”, “Fique rico usando as mídias sociais” e “Seja um NINJA do marketing digital”. Para todo o resto vale dar uma olhada pra poder separar o bom do bullshit.


The 6 Rules for #DataDriven Social Marketers – do Socialbakers

Escrito por Jan Rezab (CEO do Socialbakers, ferramenta líder de mercado na área de métricas), este artigo apresenta algumas questões fundamentais que os profissionais de métricas devem levar em consideração para trabalhar com elas. Em resumo: as métricas sempre devem ser contextualizadas, sejam dentro da análise (com outras métricas, KPIs e objetivos) ou no cenário monetário dos negócios.

#DataDriven social marketers bring everything together to make a comprehensive picture of how social drives activities in different parts of your organization. That means making sure that your whole organization is aligned on social media data! From Content to R&D, you need to talk about how social data can inform every aspect of your business and make it smarter.


3 examples of how data can be used creatively – do Brand Republic

Uma coisa que eu tenho dificuldade de encontrar quando se trata de trabalho com métricas são cases. Neste artigo, são apresentados três trabalhos realizados a partir da análise de dados (não exatamente de métricas, mas já vale). São três ações em vídeo que mostram como os dados podem aguçar a criatividade para obter uma assertividade maior na comunicação. Vale a pena conferir os vídeos!

While some marketers still believe data restricts creativity, the majority are recognising the power of data and creativity working together. Professor Brian Cox stepped into the debate arguing that within the right framework data can always improve the creative process and campaign success. The inaugural Lions Innovation festival even had an award dedicated to Creative Data, which received more than 600 entries.


Social media: 7 passos para as marcas conseguirem engajar consumidores em tempo real – do ProXXima

Não é nenhum artigo genial, mas levanta alguns pontos interessantes sobre planejamento estratégico de marketing digital. O título “7 passos para” não me agrada muito, pois parece uma cartilha infalível de sucesso, mas é uma boa leitura para pensar, no geral, como se pensar uma boa estratégia online.

Depois de finalizar sua estratégia de engajamento, dê a oportunidade para que seus funcionários coloquem sua expertise em prática. Ensine o básico, recue e confie em sua equipe. Entenda que você não pode controlar tudo, mas educar e empoderar seus funcionários é um grande passo à frente.


Gostar de métricas é melhor do que não gostar de métricas – por Willian Sertorio

O curioso deste artigo é que ele não foi escrito por um Social Media ou um profissional de marketing digital, mas por um designer. Logo, não se fala sobre nenhum assunto específico do mercado de mídias sociais, mas traz uma boa reflexão de como os dados são – mesmo em diferentes frentes – importantes registros que não devem ser ignorados.

Quando há um esforço para que todos tenham o mesmo entendimento sobre o que move o negócio, esse cenário fica mais democrático. Não é um briefing. É acompanhamento diário. Números são uma ferramenta de comunicação, no final das contas. Uma boa planilha de métricas pode ser o canal para discussões produtivas e pautadas em fatos, e não apenas opiniões.

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