Leituras da semana: marketing de conteúdo, SAC 2.0 e marketing programático

Esta semana o Pocket (app que uso para organizar minhas leituras) ficou uns dois dias fora do ar, o que me desorganizou um pouco, mas consegui superar essa crise neste domingo – lendo pelo menos 20 artigos, matérias e/ou notícias. Como de praxe, pela terceira semana consecutiva, compartilho aqui algumas leituras bacanas que encontrei durante a semana. Selecionei as que me chamaram mais a atenção e, também, tinham a ver de alguma forma com os assuntos abordados aqui no blog nos últimos dias. Boa leitura!

Marketing de conteúdo: O que é, como fazer e suas vantagens – por Vinícius Ghise

Um dos materiais que li e publiquei aqui durante a semana foi um e-book do Scup sobre marketing de conteúdo. Na semana passada, o Vinícius Ghise publicou em seu blog um artigo falando sobre o mesmo assunto, no qual ele explica o conceito dessa tática e atribui exemplos práticos à sua atuação. Leitura complementar: “Marketing de conteúdo ou links patrocinados? Como investir?”

O Marketing de Conteúdo busca em gerar a fidelização da audiência ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional.


Benchmarking: entenda seu segmento para sair na frente – do Scup

São vários os termos comuns de profissionais de marketing digital, e benchmarking é um deles. Embora alguns e-books já tenham falado sobre essa ferramenta, neste breve artigo, o Scup explica quais as funcionalidades que ele permite acrescentar à estratégia de negócio da sua empresa – de maneira clara e focada.

Ao analisar o mercado, é possível perceber quais ações as empresas — concorrentes ou não — estão tomando e, ai sim, determinar os rumos para o seu negócio. O benchmarking possibilita que não seja necessário que você “reinvente a roda”, mas sim a melhore e acrescente diferenciais que garantirão o sucesso das suas ações.


Fontes de tráfego: mais resultados conhecendo seu público – por Camila Daniel

Esse artigo do pessoal gaúcho da Global AD me conquistou principalmente por esse parágrafo inicial (que reproduzo abaixo), que comprova algumas das (muitas) vantagens do digital. Mas, mais do que isso, o texto apresenta uma visão geral sobre a análise de Web Analytics, apresentando conceitos e explicando cenários.

Imagine como seria interessante saber de onde vêm os consumidores de uma loja de roupas. Viram de um comercial na televisão? Estavam passando na frente da loja e resolveram entrar? Receberam uma divulgação impressa com promoções? Além disso, imagine se você pudesse saber que os clientes que vieram até a loja após ver um comercial na televisão compraram vestidos, enquanto os clientes que foram impactados por uma divulgação impressa adquiriram camisas. No mundo offline só se consegue obter esse tipo de informação através de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas como questionário, entrevista, observação participante ou grupo focal. Já no contexto digital tudo (tá bem, quase tudo) pode ser mensurado. Com simples implementações de ferramentas de Web Analytics você consegue obter informações sobre seu público-alvo, como as descritas acima de maneira ágil e fácil.


SAC 2.0: sua empresa de fato sabe o que é isso? – por Soraia Lima

Nesse texto, escrito pela Community Manager do Scup mas publicado no blog do Runrun.it, a autora aborda uma questão essencial da presença digital das empresas nos dias de hoje: atendimento e a questão do SAC 2.0. O que exatamente significa esse termo?

O serviço de atendimento ao cliente 2.0 (SAC 2.0) não consiste apenas em apresentar plataformas digitais para que o consumidor possa se envolver com a marca. Trata-se de atender de fato esses clientes no ambiente digital, ou seja, ouvir suas demandas, responder suas perguntas, resolver seus problemas. Responder clientes por meio de poemas, completar frases de usuários, dialogar com o consumidor é algo que remete à web 3.0, na qual a interação é a palavra-chave. E isso não implica necessariamente em um bom atendimento.


Aprenda como criar a persona ideal para sua estratégia digital! – do Scup

Também no post sobre marketing de conteúdo, li um pouco (bem pouco) sobre personas no marketing digital. Nesse artigo do Scup, eles apresentam o conceito dessa estratégia e como funciona o desenvolvimento de todo o trabalho envolvendo as personas – que são, basicamente, “clientes-tipo” de cada empresa para facilitar no planejamento estratégico.

O conceito de personas começou a ser muito mais usado dentro do marketing digital, já que as estratégias ficaram muito mais ricas graças à tecnologia. Agora é possível criar fatias de público muito mais variadas com base em dados bem mais confiáveis, retirados a partir de análises de audiência de sites, blogs e aplicativos. Em vez de supor um ou mais tipos de público diferentes para um site, é possível encontrar exatamente quem são as pessoas que acessam um conteúdo semelhante.


Por que investir em marketing programático: uma decisão tática ou estratégica? – por Antoine Curti, no ProXXima

Mídia programática é um assunto que eu estou começando a desbravar aos poucos, mas acho bastante interessante tudo que li sobre até o momento. Neste recente artigo, são apresentadas algumas funcionalidades desse tipo de formatação de marketing, apresentando uma síntese das principais questões sobre o assunto.

Por que investir em marketing programático? Essa deveria ser uma decisão tática ou estratégica? […] Nos últimos dois anos, o mercado brasileiro se educou bem em relação ao que é a mídia programática e quais são as empresas que compõem este ecossistema. Contudo, ainda existem muitas dúvidas na hora de decidir sobre a melhor forma de integrar essa disciplina ao planejamento digital. Neste artigo, vamos ver algumas respostas para estas duas questões primordiais.

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